segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Criando entidades de bancos de dados

Este post faz parte de uma série sobre Spring, JPA e JSF. Caso algum assunto abordado aqui não esteja claro, consulte este link: Spring + JPA.

Uma boa alternativa para quem está desenvolvendo um projeto e precisa agilizar os testes durante a modelagem dos dados e a criação da camada DAO é deixar a unidade de persistência e o Hibernate se encarregarem da criação das tabelas das entidades no banco de dados.

Para que isso ocorra, é necessária uma propriedade no arquivo persistence.xml, mais precisamente na linha 13, mostrada abaixo:


  
    org.hibernate.ejb.HibernatePersistence
    java:/fonteDeDados
    entidades.Pessoa
    false
    
      
      
      
      
      
      
    
  


Essa propriedade indica ao Hibernate para apagar todas as tabelas e recriá-las, a cada vez que a aplicação for executada. Depois que todos os testes terminarem, a propriedade pode ser deixada com o valor update, que atualiza ou cria automaticamente qualquer atributo novo ou tabela que for acrescentada ao projeto.


  
    org.hibernate.ejb.HibernatePersistence
    java:/fonteDeDados
    entidades.Pessoa
    false
    
      
      
      
      
      
      
    
  


Caso não haja mais necessidade de alterar a estrutura do banco de dados, a propriedade pode ser simplesmente retirada do arquivo.

Uma pequena observação: se a propriedade estiver configurada para create-drop e ocorrer erro no servidor de aplicações, é preciso remover manualmente as tabelas do banco de dados.

Para demonstrar estas configurações, vou criar uma série de posts com a construção das camadas MVC que serão usadas em um projeto simples para uma livraria.

O primeiro passo é preparar uma classe abstrata que servirá de modelo para todas as entidades que forem criadas no projeto. O objetivo é que todas as entidades atendam os requisitos abaixo:

  1. um método chamado getId() que retorne o valor de sua chave primária;
  2. um atributo temporário chamado flagRemover, que sinalizará ao DAO que o objeto que chegou até ele deve ser removido do banco de dados;

A importância desta classe será demonstrada quando for implementado o CRUD do projeto. Vamos ao código:

package entidades;

import java.io.Serializable;
import javax.persistence.Transient;

public abstract class Entidade implements Serializable {

    @Transient
    public boolean flagRemover;

    public abstract Serializable getId();

    public Boolean getFlagRemover() {
        return flagRemover;
    }

    public void setFlagRemover(Boolean flagRemover) {
        this.flagRemover = flagRemover;
    }
}

Numa rápida análise, o pacote entidades conterá essa classe abstrata que tem  um atributo flagRemover, com seus métodos de acesso (get e set) e um método público abstrato que simula o método get de um atributo chamado id. Esse método possibilita generalizar a obtenção da chave primária de qualquer classe de entidade que herde essa classe, já que ele será implementado na subclasse, e poderá retornar justamente o atributo da chave primária da subclasse. Observamos também que o atributo flagRemover não será escrito no banco de dados, pois está anotado com @Transient. Ele será utilizado apenas para marcar uma entidade que deve ser removida, antes de enviá-la ao DAO.

É bastante clara a vantagem de usar uma classe abstrata em vez de uma interface, pois podemos deixar alguns métodos prontos já para a subclasse, o que não poderia ser feito com o uso de uma interface.

Um rápido exemplo:

package entidades;

import java.io.Serializable;
import javax.persistence.Column;
import javax.persistence.Entity;
import javax.persistence.GeneratedValue;
import javax.persistence.GenerationType;
import javax.persistence.Id;

@Entity
public abstract class Pessoa extends Entidade implements Serializable {
    @Id
    @GeneratedValue(strategy = GenerationType.IDENTITY)
    private Integer reg;
    @Column(length=50)
    private String nome;
    @Column(length=50)
    private String sobrenome;

    public Integer getReg() {
        return reg;
    }

    public void setReg(Integer reg) {
        this.reg = reg;
    }

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    public String getSobrenome() {
        return sobrenome;
    }

    public void setSobrenome(String sobrenome) {
        this.sobrenome = sobrenome;
    }

    @Override
    public Serializable getId() {
        return reg;
    }

}

A classe Pessoa (que também é uma classe abstrata!) herda a estrutura da classe Entidade (linha 11), ou seja, automaticamente possui um atributo flagRemover com get e set. Essa classe possui sua própria chave primária reg, anotada devidamente com @Id, e que não tem, inicialmente, uma ligação com o método getId.  No final do código, podemos ver a implementação (que é obrigatória) do método getId, que está retornando o atributo reg (chave primária da classe Pessoa). Portanto, outras classes poderão acessar o valor da chave primária da classe Pessoa, utilizando o método getId(), sem saber que o atributo original é chamado de reg, ou seja, deixando o atributo reg encapsulado.

No próximo post, a construção das classes DAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário